Área de Marte é batizada de Roraima devido semelhanças com o monte: ‘chapada e com encostas’

Foto: Foto1: NasaJPL-Caltech/Foto2:Reprodução MM/Switzerland
Robô da Nasa batizou área após comparar semelhanças com o Monte Roraima
Por:
Categoria: Internacional

Uma área do planeta Marte foi batizada pelo Robô da Nasa, de Roraima, em razão das semelhanças com o Monte Roraima, um dos picos mais altos do país e um dos pontos mais altos localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

O robô que se chama Curiosity, publicou uma imagem da área em suas redes sociais no mês de janeiro.

“Ano novo, vista nova. Eu cheguei ao quadrante chamado Roraima. Tem o nome do estado mais setentrional do Brasil e do Monte Roraima. O terreno na região de Roraima no planeta Terra é semelhante a essa área em Marte – chapada e com algumas encostas íngremes.”

 

Reprodução/Rede Social

Monte Roraima

O Monte Roraima é famoso em razão do formato plano que lembra uma mesa. Ele tem uma altitude de 2,810 mil metros. Delimitado por falésias de cerca de 1,000 mil metros de altura, seu planalto apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés.

A flora no local, adaptou as condições climáticas e geológicas da região, logo, há diferentes plantas carnívoras no monte. A fauna, é constituída principalmente por toda a espécie de répteis e anfíbios.

Para chegar ao monte, o aventureiro precisa contratar um pacote de turismo com uma agência especializada, já que a porta de entrada para o local é feita por meio do país vizinho, a Venezuela.

Missão em Marte

Conforme a Nasa, o robô está no planeta vermelho há quase dez anos. Ele permanece no local para explorar e coletar dados. O curiosity também estuda a geologia e o clima na região.

Ainda, conforme a Nasa, as imagens e informações que o robô colhe, são enviadas à terra por meio de dois satélites chamados de Reconnaissance e Odyssey.

O robô segue assim, em ritmo de aventura sua saga exploratória.

“O Curiosity vai atravessar uma passagem estreita cercada de pequenas mesetas dignas do nome Roraima. Olhando para trás, é possível ver todo o quadrante Torridon e suas “Terras-altas escocesas.”

‘Vida Alienígena’

Por fim, uma das maiores curiosidades é saber se o curiosity registrou algum ser vivo em Marte, no entanto, a Nasa disse que só foi identificado compostos orgânicos.