Com bolsa de colostomia há 6 meses, mulher denuncia demora para cirurgia de retirada pelo HGR

Foto: Reprodução
Conforme um familiar, em janeiro foi dado um prazo de que cirurgia iria ocorrer em 20 dias; no entanto, mulher segue na espera
Fonte: Roraima em tempo
Por:
Categoria: Roraima

Uma mulher identificada como Genesis Guardalupe, de 25 anos, está há seis meses utilizando uma bolsa de colostomia. E há 4 meses, aguarda por cirurgia de retirada. No entanto, a demora tem causado transtornos.

O caso

De acordo com um familiar que não quis se identificar, a mulher deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) em setembro do ano passado. Ela foi atendida com diagnóstico de crise de apendicite. No entanto, após três dias, ela ainda sentiu dores e então foi informada que sua vesícula também havia rompido. Assim, ela passou por uma nova cirurgia e começou a utilizar a bolsa de colostomia.

Dificuldades

Conforme a familiar de Genesis, as dificuldades começaram quando a família tentou marcar a cirurgia para retirar a bolsa. Uma nova consulta só foi marcada em janeiro deste ano. Contudo, para marcar a cirurgia, a tia disse que caminhou a pé do HGR até a Clínica Especializada Coronel Mota por pelo menos 2 vezes, em razão da falta de informação dentro do próprio hospital.

“Fui no HGR, onde marcam a cirurgia. A mulher então disse; ‘não é aqui, é no Coronel Mota, é no HGR’. Imagina a distância que eu tive que ir andando por 2 vezes. Porque na terceira, eu disse que ia chamar a imprensa.”, explicou.

Assim, a tia disse que em janeiro, a previsão de cirurgia seria no prazo de 20 dias.

“Foi quando a diretora agendou, mas até hoje nada. Agora você imagina. Ela ainda passou 20 dias no hospital porque estava se recuperando de uma infecção. E só ficam enrolando. Não sabem de nada, é sempre uma desculpa. E ela já está agoniada, chora muito e diz que não aguenta mais e não está mais trabalhando. Ela não também não recebe benefícios e quem ajuda ela somos nós.” explicou a tia.

Citado

A reportagem entrou em contato com secretaria de Saúde para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, a Sesau disse que a paciente vai ser reavaliada na tarde desta segunda-feira](27).

Leia mais