Escolas da rede municipal aplicam avaliação da educação básica para alunos em Boa Vista

Foto: Reprodução
Fonte: G1 RR

Por g1 RR — Boa Vista

 

Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (23). — Foto: PMBV/Divulgação

Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (23). — Foto: PMBV/Divulgação

Os estudantes do 5° ano e turmas selecionadas do 2° ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Boa Vista fazem, a partir desta segunda-feira (23), as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A avaliação é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, e segue até o dia 17 de novembro.

O Saeb aplica testes de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O questionário do aluno é entregue em papel

O Instituto de Estudos e Pesquisas aplicará as provas em todos os 5.568 municípios brasileiros. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem.

Na capital roraimense, cerca de 6.617 alunos devem participar do exame nacional, segundo a prefeitura de Boa Vista. As provas serão aplicadas em dois horários: 8h às 11h30 (horário local) e das 14h às 17h30 (horário local).

A avaliação nacional é aplicada a cada dois anos, em larga escala, e oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento das políticas educacionais. Ela permite ao governo federal um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos.

Leia mais