Estudantes de Roraima participam de torneio de robótica no Pará

Foto: Reprodução
Torneio Sesi de Robótica First Lego League vai reunir mais de 200 participantes de Roraima e outros estados da região Norte do Brasil
Fonte: RR em tempo
Por:
Categoria: Roraima

O Pará receberá no mês de fevereiro a maior competição de robótica educacional do Brasil. O Torneio Sesi de Robótica First Lego League vai reunir mais de 200 participantes de Roraima, Pará, Acre e Amapá. O evento, aberto ao público, ocorrerá no Sesi Ananindeua nos dias 9 e 10 de fevereiro.

Esta é a 3ª edição da competição realizada de maneira presencial no Pará, onde o Sesi é operador regional. Em 2023, cerca de 36 equipes estão inscritas na competição que desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

Os participantes são alunos das escolas SESI do Pará e de outros estados da região Norte, bem como escolas públicas, privadas e ONGs.

Cada temporada tem um tema específico. Neste ano, por exemplo, o tema Super Powered está focado no desenvolvimento de projetos ligados à energia. As crianças e adolescentes receberão o desafio de explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Dessa forma, as equipes da FLL vão usar a criatividade para pensar em um futuro energético inovador.

Competição de robótica

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge é realizado da seguinte maneira: seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, os times devem ter de dois a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola, a um clube, a uma organização ou então simplesmente formado por um grupo de amigos. Assim, os jovens, liderados por dois técnicos adultos, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.

A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004.

Leia mais