Festival Gastronômico de Roraima ensina receitas da Amazônia

Foto:
Fonte: Folha BV
Por:
Categoria: Extremo Norte TV

O festival gastronômico ‘Sabores do Norte’ ocorre nesta terça-feira, (04)  partir das 08h30 da manhã na sede administrativa do Sesc/Senac, a programação é dedicada a área de gastronomia e bebidas. Além do festival, será realizado o Campeonato de Bartender a partir das 18 horas.
A programação do evento conta com palestras dos chefs Hélio Araújo e Diego Jacob. Alémd disso, o evento apresenta palestras, aulas-show, e documentário na área de gastronomia ao longo do dia 04 de outubro, aberto ao público com entrada a 01kg de alimento não perecível.

Confira a programação e as receitas que serão ensinadas em casa aula:
09h: Aula-show: Macunaíma  

Pão de tucumã com carne de sol; geleia de pimenta com manga, e suco de cajá com tamarindo
Apresentado pelo chef Márcio Moraes: Formado em Gastronomia em 2016 pelo Centro universitário de ensino Superior do Amazonas, pós-graduando em panificação e confeitaria pela faculdade metropolitana de Minas Gerais.

10h30: Aula-show Tartalete de açaí 
Massa sucrée de castanha do Pará, com brigadeiro de açaí com cobertura de merengue suíço e finalizado com uma tuille.

Com a Chef Yulliana Fernandes: Formada em gastronomia em 2021 Faculdade Metropolitana de Manaus, FAMETRO. Especialidades na área da confeitaria, chocolatier, salgados finos, cozinha quente. Há mais de 5 anos, como empreendedora no ramo da Confeitaria. Instrutora de Gastronomia do Senac-RR

Chef Helio Araújo será um dos palestrantes (Foto: Divulgação)

14h: Aula-show: Gravlax Amazônico 
Gravlax de dourado curado com chicória e pimenta jiquitaia, blinis de tapioca guarnecido com vinagrete de ananás e flor de jambo, sourcream de coalhada e biri-biri.
Com chef Hélio Araújo: Formado em Gastronomia pelo Instituto Argentino de Gastronomia (IAG) na Cidade de Buenos Aires – Argentina, em 2012, Instrutor de Gastronomia do Senac/RR, Gestor da unidade hoteleira SESC Tepequém (2019), Consultor Gastronômico em mais de 30 empreendimentos, certificado pelo The Culinary Institute of America ProChef Level I, reconhecido com o título “Amigo da Cultura” pelo Governo do Estado de Roraima (2020), vencedor do Prêmio Dólmã (2022).

15h30: Aula-show 

Pirarucu defumado, maionese de pimenta de cheiro, relish de feijão manteiguinha e purê de banana da terra com gengibre.
Com chef Diego Jacob: Está há 19 anos trabalhando em cozinhas profissionais, começou aos 17 anos, e hoje aos 36 anos tem em seu currículo passagens pelos restaurantes D.O.M de Alex Atala e o extinto La Brasseria do Érick Jacquin. Atualmente está à frente do restaurante escola Senac Downtown em Brasília, também ministra cursos de temas diversos no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG) do Senac Gastronomia, também em Brasília. O Chef gosta e atua em vários setores da cozinha em si, mas suas paixões então na cozinha quente e na charcutaria.

Campeonato ocorre durante programação do Festival gastronomico (Foto: Divulgação)

 

Campeonato de Bartender 2022 
À noite a programação segue com a décima edição do Campeonato de Bartender com as categorias amador e profissional, além de uma aula-show com o bartender Leo Dantas. O evento acontece no mesmo local do festival, de forma gratuita e destinada aos adultos a partir dos 18 anos.

18h: Aula-show com Leo Dantas 

O tema da aula será: “Coquetelaria Tiki” Os coloridos coquetéis Tiki, conhecidos mundialmente pela sua mistura de rum com outros ingredientes cítricos e tropicais e por serem servidos em copos de madeiras e cerâmicas com adorno de deuses filipinos, existem desde 1920.
Atuando desde 2011 como bartender e mixologista com mais de 1500 drinks autorais, trabalhou em diversas empresas em Brasília, Devassa e Delfina localizado no pontão do lago sul. Também no mercado 301, localizado em Águas Claras 061 localizado no píer 21 atuando como consultor para bares e novos profissionais da área algumas premiações; Já participou da Veja Brasília – comer e beber bar revelação – devassa (responsável pelo treinamento dos bartender da franquia.

19h15: Campeonato de bartender – categoria amador
20h30: Campeonato de bartender – categoria profissional
22h: Entrega da premiação e encerramento do evento.
Os ganhadores serão premiados com o troféu especial da edição, além de premiações em dinheiro que variam entre R$ 300,00 e R$ 1.500,00.

Serviço:
Festival Gastronômico e Campeonato de Bartender
Local: Sede administrativa Sesc/Senac
Endereço: Rua Araújo Filho, N° 947 Centro;
Data: 04/10
Hora:  08h30 da manhã