Filme de Roraimense concorre a prêmios em festival de cinema no RJ

Foto: Folha BV
O Melhor Filme do Público será escolhido por votação online
Fonte: Folha BV
Por: Folha web
Categoria: Extremo Norte TV

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, concorre aos troféus de Melhor Filme e Melhor Filme do Público na mostra Todos os Subúrbios, do Festival de Audiovisual Suburbano (FAS), do Rio de Janeiro (RJ), a ser realizado na modalidade on-line, até de 27 de maio.

Das 185 inscrições de todo o Brasil, “A inacreditável história do milho gigante” é o único de Roraima entre os 20 curtas selecionados. Da região Norte, outro filme também estará na programação: “Novembros”, de Dheik Praia. Para votar na animação roraimense, o internauta deve ir até “ENQUETE/ Vote – Todos Subúrbios”, abaixo dos filmes, e clicar no título da obra escolhida.

Este será o décimo sétimo festival a exibir o filme, o primeiro do Rio de Janeiro. Até agora, “A inacreditável história do milho gigante” já ganhou cinco prêmios nacionais e internacionais e foi exibido em festivais de cinema nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Nigéria, em Estados de todas as regiões brasileiras, exceto região Sul, além de exibições on-line.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?