Hoje se comemora o dia Mundial da Bicicleta: conheça as vantagens de usar esse meio de transporte

Foto: Roraima em Tempo
Boa Vista tem mais de 40 KM de ciclovias que ajudam a organizar o trânsito e geram segurança para a população
Por:
Categoria: Roraima

Você sabe quantos quilômetros de ciclovias Boa Vista tem? São mais de 40 km dessas vias que ajudam a organizar o trânsito e, da mesma forma, geram segurança para a população. E nesta sexta-feira (3), é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta.

Conforme os dados da Organização Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bicicletas pelo mundo. E pelo menos, 40 milhões estão no Brasil. Então, com tanta gente usando esse meio de transporte, em 2018, a ONU criou o Dia Mundial da Bicicleta.

Desta forma, 193 países apoiaram a ideia que incentiva o uso da bicicleta. Aliás, andar de bicicleta tem muitas vantagens para a saúde do corpo e o meio ambiente. E as ciclovias, portanto, ajudam nisso.

As ciclovias de Boa Vista

Boa Vista ganhou o seu primeiro trecho de ciclovia em janeiro de 2016. A iniciativa foi da ex- prefeita Teresa Surita com o Plano de Mobilidade da cidade. E para as obras, ela teve o apoio de Romero Jucá, que ajudou na liberação dos recursos.

Os recursos que eu ajudei a trazer foram usados para organizar o trânsito de Boa Vista. Assim, a prefeitura fez obras de calçadas, construiu pontes, instalou semáforos e modernizou o Terminal Luiz Canuto Chaves. Além disso, Boa Vista ganhou as ciclovias”.

Hoje elas servem para quem trabalha, para o lazer ou ainda para a prática esportiva. De acordo com prefeitura, as ciclovias ligam a Zona Oeste e a Leste da cidade, passando por 28 ruas. Além disso, há ciclovias no Parque Linear do bairro dos Estados e no Parque do Rio Branco.

Dia Mundial da Bicicleta: conheça os benefícios

Usar a bicicleta faz bem. E conforme a ONU, a atividade gera economia e saúde. Assim, as bicicletas contribuem com o corpo humano e com a mobilidade urbana.

Romero Jucá lembrou que há uma ação para baixar o preço das bicicletas. A proposta é manter a redução de 25% do IPI, o Imposto Sobre Produtos Industrializados, para o setor de bicicletas.

“Isso ainda não avançou. Mas, esse é um tema que merece atenção. Porque baixar o preço das bicicletas significa que mais pessoas poderão usar esse meio de transporte. Ou seja, é um benefício para o trânsito, a saúde e o meio ambiente”.

Por isso, o Dia Mundial da Bicicleta é o tema do bate- papo entre Romero Jucá e o presidente do PSB de Roraima, Kléber Pinheiro.