Inmetro participa de treinamento para fiscalização em novas bombas medidoras de combustível — Agência Gov

Pesquisadores e técnicos do Instituto participaram de treinamento sobre novos aspectos de verificação de bombas medidoras de combustível e requisitos de segurança para a fiscalização

Uma equipe técnica formada por pesquisadores e técnicos da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou, nesta quarta-feira (19/06), de treinamento sobre novos aspectos de verificação de bombas medidoras de combustível e requisitos de segurança para a fiscalização. A capacitação foi ministrada em parceria com a empresa fabricante Wayne Indústria e Comércio LTDA, no Rio de Janeiro.

Durante o treinamento, a equipe técnica do Instituto conheceu o modo de funcionamento de novo modelo de bomba medidora de combustível da marca e às formas de acesso aos sistemas. Na ocasião, também foram repassados aos participantes os principais pontos da Portaria Inmetro / ME nº 227 de 26/05/2022, que aprova o Regulamento Técnico Metrológico consolidado para bombas medidoras de combustíveis líquidos.

Segundo Edisio Alves de Aguiar Junior, chefe da Divisão de Gestão Técnica (Dgtec) da Dimel, existem hoje no mercado vários tipos de bombas medidoras, e de fabricantes diferentes. “Com a instrução da última portaria, que apresentou para os empreendedores de postos de combustível um cronograma de substituição de bombas antigas por novos modelos, surge a necessidade de também providenciar um treinamento para os agentes fiscais que atuam nesse segmento nos Órgãos Delegados dos Estados”, disse.

Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, é uma preocupação do Instituto manter o corpo técnico capacitado. “Os Órgãos Delegados são os braços executivos do Inmetro. Então, nada mais justo do que realizarmos programações que proporcionem o crescimento de todos como profissionais. Assim, o fiscal poderá continuar desenvolvendo o seu trabalho, garantindo a segurança do consumidor na hora de abastecer seu veículo nos postos de combustível, garantindo, também, uma concorrência mais justa e leal para os empreendedores”, pontuou Brito.

 

Etiene Barros, Suporte Global e serviços; Rafael Simões dos Santos, Engenheiro Eletrônico de Produtos e Edisio Alves de Aguiar Junior, da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro

Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia mais