Israel critica ministro russo por falar sobre “origem judaica” de Hitler

Foto: Metrópoles
Em entrevista a uma TV italiana, Sergei Lavrov disse achar que Hitler tinha origens judaica, assim como Volodymyr Zelensky
Fonte:
Por: Leonardo Meireles
Categoria: Nacional

Em uma entrevista de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, ele sugeriu que o líder nazista Adolf Hitler tinha “sangue judeu”, como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A declaração fez com que Israel se pronunciasse e classificasse as palavras de Lavrov como “antissemitas e perigosas”.

“É uma declaração imperdoável e escandalosa, um terrível erro histórico, e esperamos um pedido de desculpas”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, ao site de notícias YNet.

Segundo Lapid, o embaixador russo em Israel será convocado para “uma conversa dura” sobre a entrevista de Lavrov.

A entrevista do ministro russo aconteceu no domingo (1º/5), quando Lavrov reiterou que o objetivo da Rússia com a invasão da Ucrânia é “desnazificar” o país. “Ele [Zelensky] apresenta um argumento: que tipo de nazismo eles podem ter se ele é judeu? Posso estar errado, mas Hitler também tinha sangue judeu. Não significa absolutamente nada”, argumentou.  ”O povo judeu sábio diz que os antissemitas mais fervorosos geralmente são judeus”, continuou Lavrov.

Leia mais