BR-210 é parcialmente liberada, mas outro trecho rompe em Caroebe

Foto: Reprodução
Cidade decretou situação de emergência por causa das chuvas intensas e pediu ajuda dos governos estadual e federal
Fonte: Folha BV
Por:
Categoria: Roraima

Rompido na madrugada de sábado (11) para domingo (12), o trecho do quilômetro 61 da BR-210 foi parcialmente liberado, mas ainda é precário, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que orienta os condutores a redobrar o cuidado ao trafegar pelo local como medida de segurança. Segundo o prefeito e Caroebe, Osmar Filho (Republicanos), máquinas da Prefeitura auxiliaram na recuperação do trecho.

Prefeito fez selfie ao lado do trecho recuperado da BR-210 (Foto: Divulgação)

Devido à cheia do rio Caroebe, outro ponto da rodovia federal cedeu entre domingo e segunda (13): o que fica entre a Vila Entre Rios e o rio Jatapu, no Município de Caroebe, segundo Osmar Filho.

Com isso, o acesso às vicinais municipais 14, 15, 16 e 18, onde vivem produtores rurais, e às comunidade indígenas da Terra Waimiri Atroari, ficou prejudicado.

A exemplo de outros 11 municípios, Caroebe decretou situação de emergência por causa das chuvas intensas e pediu ajuda dos governos estadual e federal. No sábado, a região central da vila Entre Rios ficou completamente alagada

Situação do Centro da Vila Entre Rios no último sábado (Foto: Reprodução)

A maioria das vicinais do Município estão intrafegáveis e algumas pontes estão quebradas. Na 08, por exemplo, uma passagem quebrou e um caminhão carregado de bananas caiu no curso d’água. Houve apenas danos materiais.

O prefeito disse que das 22 vicinais municipais, a recuperação da 010 já foi licitada e autorizada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). “Todas as demais têm ou ordem de serviço de manutenção pelo Governo do Estado ou ordem de serviço de recuperação pela Prefeitura. Mas, sem verão, é impossível executar”, explicou.

Situação na primeira ponte da vicinal 06, em Caroebe (Foto: Divulgação)

Em virtude da emergência, a Defesa Civil estadual está desde terça-feira (7) em Caroebe para vistoriar a cidade e, como as chuvas começaram a causar novos danos no último fim de semana, aproveitou para auxiliar a população, de acordo com o diretor executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Alves Ferreira. Conforme ele, choveu estimadamente mais de 100 milímetros no Município, só entre sábado e domingo.