Nos bastidores da política os mais influentes afirmam que a pressão feita pelo Soldado Sampaio (Republicanos) e pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos) para retirar a secretária Estadual de Educação Leila Perussolo funcionou. A informação é que o governador Antônio Denarium já teria decidido exonerar a cunhada a pedido dos dois aliados políticos.
Não é de hoje que a dupla “Mecias & Sampaio” tenta tirar do caminho a secretária até então “incaível”. Mas como apurado quem sempre segurou a gestora foi a primeira-dama Simone Denarium, irmã de Leila.
Para os parlamentares, a permanência de Leila Perussolo a frente da pasta representa um obstáculo para as negociações dentro de uma das secretarias mais ricas do governo com orçamento de R$ 1,1 bilhão, e que nos últimos meses recebeu cerca de R$ 100 milhões de recursos a mais do governo por excesso de arrecadação.
O nome cotado para assumir a secretaria é de Raimundo Nonato Carneiro Mesquita, que já foi secretário de Educação em outro governo. Ele também já assumiu a Universidade Virtual de Roraima (Univirr) em outra ocasião. De acordo com fontes, o professor seria uma indicação do próprio Soldado Sampaio e atualmente está como superintendente-geral da Assembleia Legislativa.
Servidores da Secretaria Estadual de Educação afirmam que Leila Perussolo já se despediu dos mais próximos. Conforme informações, ela atuará, a partir da próxima semana, diretamente na campanha eleitoral de Antônio Denarium, o cunhado.
Velha política
Na campanha eleitoral, Denarium afirmou que não aceitaria em seu governo acordos políticos. Ele ainda garantiu que não teria ao seu lado pessoas da “velha política” e que sua gestão seria totalmente diferente.
Desde que assumiu o Governo de Roraima, Denarium se aliou a Telmário Mota, Jalser Renier, Mecias de Jesus, Chico Rodrigues, Flamarion Portela, Hiran Gonçalves e desde então não tem tido vida fácil.
Mecias detém a Companha de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), A Secretariad e Planejamento e a Secretaria da Fazenda. Flamarion está na Casa Civil, Hiran Gonçalves indicou a esposa e o filho em cargos comissionados no 1º escalão. Já o deputado Nicoletti indicou o presidente do Detran. Sheridan indicou os secretários de Segurança Pública e Cultura.
E a esposa do governador, Simone Denarium até então mantém as irmãs na Secretaria de Educação e Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), além da secretaria extraordinária criada pelo marido para ela mesma.