O Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional em Boa Vista e Paracaima a fim de dar suporte ao governo estadual. A medida consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (08).
Conforme o documento, a Força Nacional deve apoiar os órgãos de segurança pública do estado até o dia 09 de novembro deste ano. O ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres assina o documento.
A portaria não divulgou o número de agentes, mas diz que deve seguir planejamento do Ministério.
“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional”, diz o texto.
O grupo atua em Roraima há quatro anos. Antes, a portaria havia sido prorrogada pela última vez em 10 de março.
Força Nacional
A atuação do contingente em Boa Vista começou em agosto de 2018, após uma confusão envolvendo a expulsão de venezuelanos de Pacaraima, região Norte de Roraima.
De acordo com o Ministério, a Força Nacional é um programa de cooperação com os estados, “a fim de executar atividades para preservar a ordem pública”. Da mesma forma, os agentes também trabalham em emergências e calamidades.
Ainda conforme a Pasta, eles podem atuar em qualquer parte do Brasil, se, assim, os governos pedirem. O tempo de permanência é de até dois anos.