Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional por mais 90 dias em Boa Vista e Pacaraima

Foto: Roraima em Tempo
Grupo atua em Roraima desde 2018, quando houve uma confusão em Pacaraima
Por:
Categoria: Extremo Norte TV

O Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional em Boa Vista e Paracaima a fim de dar suporte ao governo estadual. A medida consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (08).

Conforme o documento, a Força Nacional deve apoiar os órgãos de segurança pública do estado até o dia 09 de novembro deste ano. O ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres assina o documento.

A portaria não divulgou o número de agentes, mas diz que deve seguir planejamento do Ministério.

“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional”, diz o texto.

O grupo atua em Roraima há quatro anos. Antes, a portaria havia sido prorrogada pela última vez em 10 de março.

Força Nacional

A atuação do contingente em Boa Vista começou em agosto de 2018, após uma confusão envolvendo a expulsão de venezuelanos de Pacaraima, região Norte de Roraima.

De acordo com o Ministério, a Força Nacional é um programa de cooperação com os estados, “a fim de executar atividades para preservar a ordem pública”. Da mesma forma, os agentes também trabalham em emergências e calamidades.

Ainda conforme a Pasta, eles podem atuar em qualquer parte do Brasil, se, assim, os governos pedirem. O tempo de permanência é de até dois anos.