Missão Inova Amazônia: empresas de RR participam de visitas técnicas e ações de inovação com foco na biodiversidade | ASN Roraima

Ao primeiro dia da Missão Inova Amazônia, 11 empresas de Roraima participaram de 4 Rotas de Visita Técnica organizadas pelo Sebrae Amazonas, palestras, além do Meetup Jaraqui Valley, que possibilitou realizar conexões com empreendedores diversos, investidores, representantes de startups e do ecossistema de inovação. Fez parte ainda da programação da comitiva de Roraima, a organização e alinhamentos para o Inova Amazônia, que acontecerá nos dias 9 e 10 de maio em Manaus.

A missão organizada pelo Sebrae Roraima está contando com a participação de 11 empresas de Roraima, incluindo Delícias e Pimentas Daval, Kauwê Turismo, Savana Amazônica, Cel Phytos, Treeback, Agência Telo de Tecnologia, Publicidade e Inovação, SmartEdu Educação Financeira e Empreendedora, Platô Filmes, Galeria Jaty, Eco Torres e V³ Cube – Enjoy Life. O Inova Amazônia é uma excelente oportunidade para gerar negócios e expandir o networking, já que o evento reunirá os 9 estados da Amazônia Legal.

Representantes das instituições parceiras do Sebrae Roraima também participaram do primeiro dia de missão, sendo a FAPERR, CCTI, SEADI, SENAI e IEL.

Nas visitações das rotas criadas pelo Sebrae, com as temáticas “Garantido”, “Caprichoso”, “Rio Negro” e “Açaí”, as Instituições Parceiras foram: INDT (Instituto Nacional de Desenvolvimento Tecnológico): Centro de pesquisa e inovação voltado para o desenvolvimento tecnológico na região amazônica, promovendo avanços em diversas áreas. Instituto credenciado pelo EMBRAPII; SIDIA (Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia): Instituição de pesquisa e desenvolvimento focada em tecnologias da informação, impulsionando a inovação digital na Amazônia; Fundação Rede Amazônica: Entidade dedicada ao desenvolvimento social,
cultural e educacional na Amazônia, através de programas e projetos com impacto regional; Impact Hub: Espaço de coworking e incubadora de startups que fomenta o empreendedorismo e a inovação social na região; Samsung Ocean: Laboratório de tecnologia e inovação da Samsung, oferecendo capacitação e suporte para desenvolvedores e empreendedores na Amazônia, estimulando a criação de soluções tecnológicas; CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia): Instituição dedicada à pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia na região amazônica, buscando soluções inovadoras para aproveitar o potencial biológico da floresta de forma sustentável; WIT/FPF (Fundação Paulo Feitoza): Entidade de ensino e pesquisa que promove educação de qualidade e desenvolvimento científico, com foco no progresso socioeconômico da região amazônica; IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas): Instituição de ensino superior e técnico que oferece cursos voltados para diversas áreas do conhecimento e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial): Organização voltada para a formação profissional e a promoção da indústria, oferecendo cursos técnicos e de capacitação.

Inova Amazônia

Com o propósito de fomentar a bioeconomia e a inovação na Amazônia, Manaus vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio. A conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais.

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.

O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais.

Desenvolvimento sustentável com inovação

Para impulsionar o mercado da bioeconomia na região, o Sebrae conta com programas que estimulam o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis por startups e pequenas empresas. Com o objetivo de estimular essas soluções, a instituição desenvolve, desde 2022, o Inova Biomas, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inovação nos biomas brasileiros por meio do suporte e incentivos para o surgimento e o crescimento de negócios que estejam alinhados com a conservação ambiental, a valorização da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.

Já foram apoiados mais de 800 projetos de bioeconomia, entre ideias de negócios e empresas inovadoras. Outro destaque é o Programa Catalisa ICT, que tem como objetivo promover a geração de novos negócios a partir do conhecimento científico e tecnológico gerado pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). No contexto da bioeconomia, o programa apoia uma quantidade relevante de empresas do segmento que estão buscando desenvolver novos produtos a partir de recursos naturais renováveis, processos de produção mais eficientes e sustentáveis, além de tecnologias que promovam a conservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.

O evento contará ainda com um espaço de integração com as comunidades. Como o 1º workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Amazonas, onde serão apresentados conteúdos sobre o desenvolvimento de comunidades e o papel delas para o ecossistema de cada região.

Serviço

Evento: Inova Amazônia
Data: Dias 9 e 10 de maio
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques, Manaus.
Mais informações: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia/eventoinovaamazonia

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia mais