Moradores denunciam situação precária de rua em Rorainópolis

Foto: Reprodução
Secretária municipal de Obras declarou que o Município já tem um projeto para a instalação de esgoto sanitário e de pavimentação em todo o bairro Gentil Carneiro Brito
Fonte: Folha BV
Por:
Categoria: Roraima

A rua Enoque Marques de Souza, no bairro Gentil Carneiro Brito, no Município de Rorainópolis, a 321 quilômetros de Boa Vista, está precária por conta do mato, dos buracos e da lama quando chove.

“Carro nenhum entra aqui. Não posso estacionar nem na minha própria garagem. Tenho que deixar o carro uma esquina antes, na rua, porque não entra na frente da minha casa”, reclamou um morador, que também disse que o problema é semelhante em ruas próximas.

Para piorar, ele, que pediu anonimato, relatou que a situação fica ainda pior porque, como a rua não tem infraestrutura, ao menos duas vezes por semana a caixa d’água da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) despeja água suja por uma pequena vala, que chega a alagar a via.

“Todos resíduos tóxicos vêm pra rua e pro quintal do pessoal, porque não tem nem tubulação […] Duas vezes na semana fica só lama aqui a rua, tanto a rua como os quintais”, disse o morador, que vive há quatro anos na localidade.

O autônomo Mauro Silva, de 39 anos, também compartilhou o drama de morar na via: “Situação complicada, tou construindo aqui. As coisas [materiais de construção] estão sendo descarregadas todas no meio da rua, porque não tem como entrarem dentro da minha casa”, lamentou.

Morador enviou foto de trechos da rua (Foto: Divulgação)

Procurada, a secretária de Obras de Rorainópolis, Andréia Fonsêca, declarou que o Município já tem um projeto para a instalação de esgoto sanitário e de pavimentação em todo o bairro Gentil Carneiro Brito, e que as obras vão passar ainda pela fase de licitação. Ainda não há previsão para os trabalhos começarem. Os recursos são federais.

Andréia disse, ainda, que enquanto não concretizar as obras, a Prefeitura atuará na localidade com serviços de tapa buracos e que a rua Enoque Marques de Souza será a próxima contemplada – mas isso vai depender da trégua no tempo chuvoso.

Sobre o esgoto, a Caer não comentou o assunto até a publicação da reportagem.