Morre Jornalista ucraniana em ataque de míssil russo a Kiev

Foto: Metrópoles
Míssil russo atingiu a casa onde a mulher morava. Ela teria ficado presa no local durante toda a noite
Por: Rebeca Borges
Categoria: Internacional

A jornalista Vira Hyrych, repórter da Radio Liberty, na Ucrânia, morreu em um ataque de mísseis russos em Kiev, capital do país, na madrugada desta sexta-feira (29/4).

A informação foi divulgada por Mykola Kniazhytsky, membro do parlamento uraniano, nas redes sociais.

“A jornalista Vera Girich foi morta por um bombardeio de mísseis em Kiev. Vera e eu nos conhecíamos há muito tempo. Ela trabalhou no canal de TV Expresso por algum tempo. Horror. Memória eterna”, compartilhou o político.

O ataque russo aconteceu no mesmo dia em que o secretário-geral da ONU, António Guterres, visitou a capital ucraniana. Dois mísseis de cruzeiro teriam atingido a região oeste da cidade na noite de quinta-feira (28/4), no horário local. Poucas horas antes, Guterres visitou a área para conhecer espaços onde os ucranianos encontraram corpos de civis depois da retirada das tropas do Kremlin.

Um dia antes, o secretário-geral da ONU esteve com o presidente russo, Vladimir Putin. “No dia anterior, ele estava sentado em uma longa mesa no Kremlin, e hoje as explosões estão acima de sua cabeça. Cartão-postal de Moscou?”, provocou Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky.

A morte de Vera também foi divulgada pelo jornalista Oleksandr Demchenko, da Radio Liberty. Segundo o profissional, o míssil atingiu a casa onde a mulher morava. Ela teria ficado presa no local durante toda a noite

“A fé não existe mais agora. Um míssil russo preciso atingiu a casa dela, Vera ficou lá a noite toda, e foi encontrada apenas de manhã”, escreveu Oleksandr.

O colega da jornalista divulgou uma imagem do prédio em que Vera morava. É possível ver que os primeiros andares do edifício ficaram totalmente destruídos após o ataque.

A foto também mostra o veículo que seria de Vera, com uma das janelas totalmente quebrada. Ao fundo, é possível ver escombros.