PM ajuda a evitar morte de bebê de três meses por engasgamento

Foto: Reprodução
Mãe explicou à Polícia Militar que a criança se engasgou durante a amamentação
Fonte: Folha BV
Por:
Categoria: Roraima

Policiais ajudaram a salvar um bebê de três meses que estava engasgado na noite dessa quinta-feira (26). Segundo o 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar), os pais estavam “desesperados” com a criança no colo desacordada e sem respirar ao chegarem na unidade no bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista.

A mãe do bebê informou que havia chamado o Corpo de Bombeiros por volta das 22h50, mas os pais desistiram da espera e procuraram o batalhão. Ela explicou à PM que o bebê se engasgou durante a amamentação. Com isso, um policial iniciou os movimentos nas costas para salvá-lo e tentar desobstruir as vias aéreas, como adução, abdução, rotação lateral ou ascendente, rotação medial ou descendente, inclinação anterior, elevação e depressão.

Nesse momento, o agente observou que a criança havia arrotou, porém, ainda tinha dificuldades de respiração. O bebê foi levado para o Pronto Atendimento Cosme e Silva em uma viatura policial. Dentro, o menino continuou recebendo procedimentos de socorro.

A criança foi entregue à unidade hospitalar respirando. O médico chefe do plantão do pronto atendimento informou à PM que minutos após o início do atendimento emergencial, o bebê estava estável, que havia vomitado e sofrido convulsões e que seria removido para o Hospital da Criança Santo Antônio.

Criança em atendimento (Foto: Divulgação)

Segundo a PM, graças à iniciativa e o preparo técnico da guarnição, com o atendimento mediato, houve êxito no salvamento à da criança, que tinha risco de morte pelo tempo decorrido desde o engasgamento.