População de Uiramutã está sem serviço de ambulância

Foto: Reprodução
“Às vezes quando aparece alguma remoção eles pegam uma picape, um veículo totalmente inadequado para fazer o transporte de paciente e dependendo da situação do paciente, pode até agravar porque não tem os equipamentos necessários”, relataram os moradores
Fonte: Folha BV
Por:
Categoria: Extremo Norte TV

A reportagem foi procurada por membros do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Roraima (SINDCONAM-RR), que relataram ter recebido denúncias da população do município de Uiramutã. Segundo os moradores, o local está há mais de um ano sem o funcionamento correto das viaturas de ambulância, tanto do governo quanto da  prefeitura.

Os moradores dizem que o município está sem nenhum tipo de veículo adequado para transportar pacientes. “E se por acaso eles precisam de uma remoção, nós estamos à mercê da sorte, por falta de uma ambulância para fazer uma remoção”, disse o denunciante.

De acordo com informações dadas pelo SINDCONAM-RR, quem faz uso do Hospital Unidade Mista Cláudio Pereira da Silva, que pertence ao Estado, está há mais de um ano sofrendo com a falta de ambulância na unidade de saúde.

Ainda segundo o sindicato, os condutores de ambulância que passaram no seletivo para atender a população de Uiramutã, aguardam a convocação desde abril, mas até agora não tiveram respostas de quando irão começar a atuar.

Os moradores do município reclamam que a ambulância do  Samu/UI, que pertence ao Município, está quebrada há anos, e fica entre idas e voltas na oficina. Atualmente, o veículo se encontra em Boa Vista, e sem prazos de conclusão de manutenção.

“Às vezes quando aparece alguma remoção eles pegam uma picape, um veículo totalmente inadequado para fazer o transporte de paciente e dependendo da situação do paciente, pode até agravar porque não tem os equipamentos necessários”, relataram os moradores.

Em nota, a Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesau) informou que vai averiguar a situação junto a Unidade Mista Cláudio Pereira Silva e tomar todas as medidas cabíveis para sanar a demanda relacionada à falta de ambulância no município de Uiramutã.

Sobre os seletivados, “a Sesau tem realizado uma série de convocações de aprovados em processos seletivos, e que o encaminhamento dos profissionais é feito conforme a necessidade específica pelas unidades de saúde”, diz a nota.

“Vale ressaltar também que a Sesau vem prestando todos os esclarecimentos necessários e atendendo as solicitações encaminhadas pelo sindicato que representa a categoria”, finaliza a Secretaria.