Rússia está economicamente ‘encurralada’, diz autoridade dos EUA

Foto: Reprodução
Alta funcionária do Tesouro americano afirmou que alta da moeda russa em relação ao dólar não supera a inflação do próprio país
Fonte: R7
Por:
Categoria: Internacional

Um funcionário do alto escalão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos declarou nesta sexta-feira (1º) que a Rússia está economicamente “encurralada” pelas sanções ocidentais e que a forte alta do rublo tem pouco significado.

“A Rússia está encurralada e no caminho para se tornar uma economia zerada, mas é um dos países menos equipados do mundo para funcionar como uma economia fechada”, porque depende demais de suas exportações de matérias-primas, explicou o funcionário americano, que pediu anonimato.

Ainda segunda a fonte, a Rússia sofre consequências “graves” devido às sanções ocidentais impostas como resposta à invasão da Ucrânia: “Uma inflação alta que só irá aumentar, e uma profunda recessão que só irá piorar”.

Durante uma conversa telefônica com jornalistas, o funcionário do Tesouro americano estimou que a economia russa pode sofrer uma contração de 10% este ano.