Serviço de alerta de desastres naturais por mensagens de texto é implantado em Roraima

Foto: Reprodução
Para receber o alerta por SMS da Defesa Civil Estadual, é necessário realizar cadastro.
Fonte: G1
Por:
Categoria: Extremo Norte TV

Moradores de Roraima já podem ser informados sobre riscos de desastres naturais por meio de mensagem de SMS no celular. O serviço, que é gratuito, foi implantado pela Defesa Civil e para receber o alerta, é necessário realizar um cadastro.

As linhas móveis receberão alertas de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra na região. O sistema foi disponibilizado ao estado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para realizar o cadastro, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP do local que deseja receber a informação. Ou seja, o alerta não será feito por aplicativos de mensagem como WhatsApp ou Telegram.

De acordo com o coronel Anderson Carvalho de Matos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, o novo sistema vai possibilitar contato direto com a população, já que até então, os alertas eram divulgados somente pela imprensa ou redes sociais.

“Com a utilização do novo sistema, teremos contato direto com os cidadãos de todos os munícipios de Roraima, tornando a divulgação dos alertas mais eficiente”, explicou.