Sicredi inaugura nova agência em Boa Vista, na Avenida Ville Roy

Foto: ENTV
Paulinho de Caracaraí com o presidente Laercio Pedro Lenz, advogada Silvia e o empresário e agricultor Gilberto
Fonte:
Por:
Categoria: Roraima

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, inaugurou nesta quinta-feira (28) a sua segunda agência no Estado de Roraima, localizada na Avenida Ville Roy em Boa Vista. O plano em longo prazo contempla a abertura de oito agências na capital e o avanço para outras cidades durante os próximos anos. A inauguração representa um momento histórico do projeto de expansão nacional da instituição, que a partir de agora está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. 

Expansão nacional para contribuir com economias locais 

Pioneiro no segmento de cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi tem investido na expansão das soluções digitais e da rede de atendimento. A instituição financeira cooperativa terminou o ano de 2021 com 2.203 agências, crescimento de 10,7% em relação a 2020. Para 2022 estão previstas mais 250 novas agências, com um investimento aproximado de R$ 280 milhões. Atualmente, o Sicredi é a única instituição financeira fisicamente presente em cerca de 200 municípios do Brasil. Além de Boa Vista, o Sicredi está em mais de 1,6 mil cidades brasileiras e conta com mais de 30 mil colaboradores. 

Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no início de 2020, analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O trabalho concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Em todo o Brasil, o segmento já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central. 

Modelo de atuação do cooperativismo 

A chegada do Sicredi a Roraima também é uma oportunidade de ampliar a disseminação dos conceitos do cooperativismo para a nova região de atuação. As cooperativas de crédito são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, pois utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo assim os recursos nas regiões onde foram gerados. 

O Sicredi, por exemplo, é uma instituição financeira cooperativa formada por mais de 100 cooperativas. No cooperativismo não existe o conceito de cliente, mas sim de associado, já que quem utiliza os produtos e serviços é também o dono do negócio, participa das decisões e da distribuição dos resultados de sua cooperativa. 

Além disso, um dos principais diferenciais do modelo cooperativo são as assembleias, eventos anuais que acontecem em todas as regiões onde o Sicredi atua. Nas assembleias, os associados decidem, de maneira democrática, transparente e por meio do voto, os rumos da cooperativa de forma coletiva. Nesses encontros também são comunicados os resultados das cooperativas e deliberado como eles serão distribuídos entre os associados ou investidores, além de serem definidas, por exemplo, as lideranças para cada ciclo de gestão. 

História do Sicredi 

As raízes do Sicredi estão na primeira cooperativa de crédito do Brasil, fundada em 28 de dezembro de 1902, em Nova Petrópolis/RS. Batizada pelos imigrantes alemães como Sparkasse Amstad, a Caixa Rural da Linha Imperial marcou a chegada de uma nova forma de organização econômica ao país, que iniciaria sua expansão pelo Sul do Brasil, até atingir, décadas mais tarde, outras regiões, consolidando-se como um sistema de crédito cooperativo de abrangência nacional. A cooperativa foi inspirada no modelo de cooperativismo idealizado por Raiffeisen e a partir da motivação do Padre Theodor Amstad e lideranças da comunidade. 

 

Paulinho de Caracaraí com Vagner Andrei Neumann, Tataraneto do primeiro gerente do Sicredi
Josef Neumann Sênior, primeiro gerente do Sicredi

 

Leia mais