Taxa de Desmatamento chega a 11% em Roraima

Foto: Roraima em Tempo
Ao todo, 62% (8 km²) da devastação ocorreu no município de Rorainópolis
Por:
Categoria: Roraima

A taxa de desmatamento em Roraima chegou a 11% no mês de março, equivalente a 13 km² da Amazônia Legal, conforme dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O levantamento divulgado neste mês mostrou que 62% (8 km²) da devastação ocorreu no município de Rorainópolis. Ao todo, este é o terceiro maior índice entre os estados que mais desmataram neste período.

Dos nove estados, por exemplo, o Mato Grosso manteve a primeira colocação dos que mais devastaram a região, com 57 km², 46% do registrado em toda a Amazônia.

Já o segundo estado que mais desmatou foi o Pará. De acordo com o Instituto, a região registrou 33 km² de devastação, chegando a 27% de toda a devastação entre as unidades federativas .

Conforme o Imazon, ao todo, houve registro de 123 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Os números mostram uma redução de 85% em relação a dezembro de 2021, quando o desmatamento somou 810 km².

Ainda de acordo com o Imazon, as florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 25 km² em março. Os números representam uma redução de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

À época a degradação detectada foi de 64 quilômetros quadrados. Conforme os dados, a degradação ocorreu no Mato Grosso (96%) e Rondônia (4%).