YouTube derruba vídeos com Fake News sobre eleições

Foto: FOLHA BV
Em menos de três meses, a plataforma excluiu 45 vídeos com fake news sobre as eleições, sendo 11 no dia 1º de junho
Fonte: Folha BV
Por: folha web
Categoria: Nacional
  1. O YouTube apagou nos últimos 10 dias, pelo menos 22 vídeos com fake news sobre as eleições. Essa pode ser considerada a maior limpeza feita pela plataforma desde que as novas regras da empresa sobre desinformação eleitoral começaram a valer, em março, segundo levantamento da Novelo Data.

Em menos de três meses, a plataforma excluiu 45 vídeos com fake news sobre as eleições, sendo 11 no dia 1º de junho.

O YouTube anunciou no mês que abril que iria colaborar no processo eleitoral e, para isso, lançou programa contra desinformação nas eleições.

Como o YouTube combate a desinformação?

Em sua aba nomeada como “Nossos Compromissos”, o Youtube informa que combate diariamente a disseminação de fake News por meio de sua plataforma.

“Com bilhões de pessoas usando nossa plataforma todos os dias, seja para procurar informações, acompanhar as últimas notícias ou saber mais sobre os assuntos que gostam, temos a responsabilidade de mostrar conteúdo de alta qualidade para as pessoas. Por isso, a coisa mais importante que podemos fazer é promover conteúdo de qualidade e reduzir a disseminação de vídeos problemáticos. Por isso, combatemos a desinformação na plataforma usando os princípios dos quatro Rs: recompensamos criadores confiáveis, removemos conteúdo que viola nossas políticas, reduzimos as recomendações de vídeos duvidosos e recomendamos fontes confiáveis de notícias e informações”